Utilizamos como metodologia a Revisão Integrativa, que foi realizada nas seguintes bases de dados: Medline, Lilacs e BDenf. Em outros dois artigos, n11 (Galdi e Bankoff, 2001) e n12 (Silva, 2004), há referências a métodos que auxiliam no desenvolvimento da altura do salto no voleibol.
Artigos: Antropologia, cultura e Educação Física escolar de autoria de Diego Luz Moura e Hugo Rodolfo Lovisolo em 2008 e o artigo Antropologia, cultura e Educação Física escolar: considerações a respeito do artigo de Moura e Lovisolo redigido por Jocimar Daolio em 2009. Si bien en las últimas décadas el interés por los potenciales beneficios del ejercicio físico en las personas con tea ha aumentado, las investigaciones en esta área del conocimiento son aun escasas y basadas en pequeños grupos 14 14.
Já os artigos n13 (Mesquita e Teixeira, 2004) e n17 (Matias e Greco, 2011) discorrem sobre o processo ofensivo no voleibol. Especificamente na Educação Física brasileira, o foco das pesquisas sobre a educação profissional encontra-se nos temas relativos à legislação 12, organização e diretrizes curriculares 13,14.
Em 2015, o Ministério da Educação iniciou a elaboração de uma Base Nacional Curricular Comum BNCC para a educação básica, desencadeando um processo de consultas e discussões com docentes, especialistas e organizações da sociedade civil. Geraldo Leão, Editor e professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.