O teste de hepatite C é feito por meio de exame de sangue, que detecta a presença de anticorpos contra o vírus no organismo. "A descoberta do vírus da hepatite C revelou a causa dos caos restantes da doença crônica e possibilitou exames de sangue e novos. Aconselha-se fazer o teste da hepatite C se você: Fez tratamento médico, transfusão de sangue, foi vacinado ou teve qualquer outra intervenção médica em. O indivíduo infectado com o vírus da hepatite C (denominado VHC), tem no sangue o anticorpo que combate a doença, o anti-VHC. O diagnóstico da hepatite C é realizado por meiodo exame anti-HCV e confirmado por biologia molecular (HCV-RNA quantitativo).
Hoje, é raríssimo haver transmissão de hepatite C por transfusão de sangue contaminado, mas era comum antes de 1993, quando os bancos de sangue não faziam detecção", diz. Conforme a Portaria GAB/SVS nº 25/2015, o diagnostico da hepatite C é feito com um teste capaz de detectar a presença do anticorpo contra o HCV (anti-HCV). Pela alta confiança do exame, o uso de sorologia por outro método (RIBA) só deve ser utilizado em suspeitas de ELISA falso positivo (pessoas sem nenhum fator de risco).
Segundo o comitê, a descoberta do vírus da hepatite C revelou a causa dos casos restantes de hepatite crônica e possibilitou exames de sangue e novos medicamentos que salvaram milhões de vidas. Piercings, procedimentos odontológicos), transfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993, usuários de drogas injetáveis, tatuagens. Se o teste de anti-HCV for positivo, é necessário realizar um exame de carga viral (HCV-RNA) para confirmar a infecção ativa pelo vírus.