Turma da Mônica pode ser o Vingadores do Cinema Nacional
O projeto era uma ideia engavetada há vários anos na Mauricio de
Sousa Produções, estúdio responsável por todos os projetos
relacionados àTurma da Mônica.Opiloto do novogibi havia sido
criado há cinco anos e, na ocasião do lançamento,chegoua
serdistribuído gratuitamente como número zero para divulgação do
gibi em eventos para jovens em São Paulo e como brinde para quem
levava um dos números da Mônica tradicional. O sucesso
ultrapassou o público adolescente e chegou aos adultos, curiosos
para verem os personagens com quem conviveram na infância mais
crescidos, echamou a atenção atémesmo das crianças deseis adez
anos. Sucesso no exterior exige o lançamento integrado de
desenhos animados
Hoje, a turma fala em 32 idiomas diferentes mundo afora, sendo o
quadrinho de maior destaque o protagonizado por Ronaldinho Gaúcho
(foto), a versão infantil inspirada no craque da bola e incluída
no rol de personagens de Mauricio de Sousa. Essa, na verdade, não
é a primeira experiência desse tipo já feita por Mauricio de
Sousa. Entre 1977 e 1986 fez sucesso no Brasil o Pelezinho, gibi
que homenageava o rei do futebol. Hoje pela Panini Editora, a
exclusividade se mantém apenas no ramo de quadrinhos (seja em
revistas para bancas ou livro em livrarias), podendo a Turma da
Mônica estrelar títulos por outras editoras, como livros de
contos, didáticos ou para-didáticos. Além disso, a novacasa
permitiu uma expansão em títulos em quadrinhos direto para
livrarias, todos coletâneas de tiras e histórias antigas
direcionadas ao público adulto que, em clima de nostalgia,
poderia relembrar das velhas histórias as quais cresceram lendo.
A Turma da Mônica cresceu e está chamando a atenção dos
brasileiros. Com a proposta de atrair os leitores do gibi
tradicional que deixavam de acompanhar a turminha a partir dos
seus 11 ou 12 anos, a nova Turma da Mônica Jovem trouxe os
carismáticos personagens Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali em
uma versão adolescente,provocando não só a curiosidade dos
jovens, mas também dos adultos. Novo gibi acompanha o boca-a-boca
na internet
O Turma da Mônica Jovem (foto) é criado a partir do
acompanhamento do boca-a-boca gerado por leitores em blogs e
redes sociais. Nossa produção é interativa. Quase todo dia entro
no Orkut para bater papo com o pessoal. Nosso material é
analisado diversas vezes antes do lançamento seguindo as
sugestões do público, conta Mauricio de Sousa, em entrevista ao
Mundo do Marketing. Você sabia que, oficialmente, os personagens
principais da Turma da Mônica são torcedores de times de futebol?
Mais precisamente, cada um deles torce pra time paulista!
Descubra aqui quais são os times dos personagens! Licenciamento
faturao dobro que a venda de gibis
A área de maior destaque e que possibilitou muitos desses novos
projetos saírem das páginas dos gibis é o licenciamento de
produtos(foto).
Artigos turma da monica - A ideia agora é reposicionar o parque também como uma atração turística de ordem internacional. Isso não necessariamente implica numa expansão de seu espaço. Ele já tem um bom tamanho para a cidade. Se for para fazer algo maior, prefiro abrir um novo parque fora da cidade, diz o criador Mauricio de Sousa, em entrevista ao Mundo do Marketing. Segundo ele, já estão em andamento estudos parao Parque do Cebolinha" eum Parque do Chico Bento, além de um novo Parque da Mônica em Ruanda, na capital da Angola.
Apesar do Marketing voltado a crianças ainda ser motivo de
polêmica para alguns pais ou entidades, o desenhista acredita que
a proibição não é a melhor maneira de encarar a questão. "Deveria
haver uma união dos grupos para discutir as melhores maneiras de
se dirigir a criança, e quem sabe até com propostas de punições
para quem fizesse algo errado. Qualquer proibição é burra, pois
os mal intencionados arrumariam algum jeito de burlar isso,
conta. Projetos para novos parques da Turma da Mônica
O Parque da Mônica é outro espaço encontrado pelo autor para
reforçar os gibis da Turma da Mônica sem perder o trilho
caminhado pelas novas gerações. Já contando seus 16 anos, o
parque de diversões localizado no Shopping Eldorado (foto), na
zonaoeste de São Paulo, ganhou no ano passado um canal on-line
para a venda de passaportes de entrada e está cheio de projetos
para a implementação de novos brinquedos. Lojas da Turma da
Mônica focam em aeroportos
Quem também está ganhando novas unidades é a loja da Turma da
Mônica presente no parque, que agora marca presença também nos
aeroportos de Guarulhos (foto)eCongonhas, em São Paulo,eno
Salgado Filho, em Porto Alegre. A falta de concorrência com
grandes lojas de brinquedos e departamentos, como nos shoppings,
que já vendem produtos da Turma da Mônica, motivou a escolha dos
aeroportos para as lojas, que possuem também produtos exclusivos.
Com um faturamento pelo menos duas vezes maior que a venda de gibis, a turminha está presente nas mais diversas categorias de produtos, comoalimentação, material escolar e vestuário. Até mesmo a Turma da Mônica Jovem já fez sua estreia em produtos para o público adolescente. O licenciamento foi o que nos possibilitou investir em novos projetos e fazer experimentações. Além disso, dificultou a monopolização de personagens estrangeiros em produtos para as crianças, explica Mauricio de Sousa. A assimilação com a estrela internacional do futebol pode explicar a preferência dos estrangeiros pelo gibi, mas seu criador nãocrê que haja problemas de aceitação com a turma tradicional. Segundo ele, o sucesso em países como Alemanha, Estados Unidos e Japão, onde o mercado de quadrinhos é bastante forte e recheado de produções locais, exige o lançamento de um desenho animado na TV para garantir o sucesso. Em alguns países já exibimos material de acervo nosso, mas a quantidade é insuficiente. Estamos desenvolvendo novas animações e precisamos de pelo menos um ano e meio para alcançar um estoque suficiente, completa.
O próximo passo é a expansão da Mônica em locais muito distantes
do fictício bairro do Limoeiro, em São Paulo, cruzando a
fronteira para outros países. Apesar de não ser nenhuma novidade,
o lançamento dos gibis da Turma da Mônica em outros
paísesfortaleceu-se com a recente mudança de casa dos quadrinhos.
Depois de 20 anos na Editora Globo, agora os gibis são publicados
pela multinacional de origem italiana Panini, mais famosa no
Brasil pelos seus álbuns de figurinha mas que vem se destacando
nos últimos anos com sua forte presença no mercado de histórias
em quadrinhos, como já fazia na Europa. Portal da Turma da Mônica
prepara reformulação
Na área digital, a turminha não deixa a dever. O site da Turma da
Mônica, aberto em meados da década de 1990, conta com
atualizações constantes, o que inclui jogos, notícias
relacionadas aos gibis, aplicativos para computador e até a
publicações de histórias completas em quadrinhos. No momento, o
site prepara uma reformulação no seu conteúdo e visual, já datado
em relação ao que se vê na internet hoje em dia. Dando sequência
à parceria com aMauricio de Sousa Produçõese aEditora JBC,
apresentamos duas contações de histórias do recém-lançado livro
ilustradoTurma da Mônica Lendas Japonesas.Dentro das diversas
narrativas do livro,duas foram selecionadas para serem
contadaspelo renomado escritor e poetaAndré Kondo:MomotaroeO
Coelho da Lua, que versam sobre amor, amizade, colaboração,
compartilhamento de saberes e generosidade.
Hoje vamos ouvir Momotaro: