Turma da Mônica: os Times dos Personagens - Terra das Lendas

Turma da Mônica pode ser o Vingadores do Cinema Nacional


O projeto era uma ideia engavetada há vários anos na Mauricio de Sousa Produções, estúdio responsável por todos os projetos relacionados àTurma da Mônica.Opiloto do novogibi havia sido criado há cinco anos e, na ocasião do lançamento,chegoua serdistribuído gratuitamente como número zero para divulgação do gibi em eventos para jovens em São Paulo e como brinde para quem levava um dos números da Mônica tradicional. O sucesso ultrapassou o público adolescente e chegou aos adultos, curiosos para verem os personagens com quem conviveram na infância mais crescidos, echamou a atenção atémesmo das crianças deseis adez anos. Sucesso no exterior exige o lançamento integrado de desenhos animados
Hoje, a turma fala em 32 idiomas diferentes mundo afora, sendo o quadrinho de maior destaque o protagonizado por Ronaldinho Gaúcho (foto), a versão infantil inspirada no craque da bola e incluída no rol de personagens de Mauricio de Sousa. Essa, na verdade, não é a primeira experiência desse tipo já feita por Mauricio de Sousa. Entre 1977 e 1986 fez sucesso no Brasil o Pelezinho, gibi que homenageava o rei do futebol. Hoje pela Panini Editora, a exclusividade se mantém apenas no ramo de quadrinhos (seja em revistas para bancas ou livro em livrarias), podendo a Turma da Mônica estrelar títulos por outras editoras, como livros de contos, didáticos ou para-didáticos. Além disso, a novacasa permitiu uma expansão em títulos em quadrinhos direto para livrarias, todos coletâneas de tiras e histórias antigas direcionadas ao público adulto que, em clima de nostalgia, poderia relembrar das velhas histórias as quais cresceram lendo.



A Turma da Mônica cresceu e está chamando a atenção dos brasileiros. Com a proposta de atrair os leitores do gibi tradicional que deixavam de acompanhar a turminha a partir dos seus 11 ou 12 anos, a nova Turma da Mônica Jovem trouxe os carismáticos personagens Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali em uma versão adolescente,provocando não só a curiosidade dos jovens, mas também dos adultos. Novo gibi acompanha o boca-a-boca na internet
O Turma da Mônica Jovem (foto) é criado a partir do acompanhamento do boca-a-boca gerado por leitores em blogs e redes sociais. Nossa produção é interativa. Quase todo dia entro no Orkut para bater papo com o pessoal. Nosso material é analisado diversas vezes antes do lançamento seguindo as sugestões do público, conta Mauricio de Sousa, em entrevista ao Mundo do Marketing. Você sabia que, oficialmente, os personagens principais da Turma da Mônica são torcedores de times de futebol? Mais precisamente, cada um deles torce pra time paulista! Descubra aqui quais são os times dos personagens! Licenciamento faturao dobro que a venda de gibis
A área de maior destaque e que possibilitou muitos desses novos projetos saírem das páginas dos gibis é o licenciamento de produtos(foto).


Artigos turma da monica - A ideia agora é reposicionar o parque também como uma atração turística de ordem internacional. Isso não necessariamente implica numa expansão de seu espaço. Ele já tem um bom tamanho para a cidade. Se for para fazer algo maior, prefiro abrir um novo parque fora da cidade, diz o criador Mauricio de Sousa, em entrevista ao Mundo do Marketing. Segundo ele, já estão em andamento estudos parao Parque do Cebolinha" eum Parque do Chico Bento, além de um novo Parque da Mônica em Ruanda, na capital da Angola.


Apesar do Marketing voltado a crianças ainda ser motivo de polêmica para alguns pais ou entidades, o desenhista acredita que a proibição não é a melhor maneira de encarar a questão. "Deveria haver uma união dos grupos para discutir as melhores maneiras de se dirigir a criança, e quem sabe até com propostas de punições para quem fizesse algo errado. Qualquer proibição é burra, pois os mal intencionados arrumariam algum jeito de burlar isso, conta. Projetos para novos parques da Turma da Mônica
O Parque da Mônica é outro espaço encontrado pelo autor para reforçar os gibis da Turma da Mônica sem perder o trilho caminhado pelas novas gerações. Já contando seus 16 anos, o parque de diversões localizado no Shopping Eldorado (foto), na zonaoeste de São Paulo, ganhou no ano passado um canal on-line para a venda de passaportes de entrada e está cheio de projetos para a implementação de novos brinquedos. Lojas da Turma da Mônica focam em aeroportos
Quem também está ganhando novas unidades é a loja da Turma da Mônica presente no parque, que agora marca presença também nos aeroportos de Guarulhos (foto)eCongonhas, em São Paulo,eno Salgado Filho, em Porto Alegre. A falta de concorrência com grandes lojas de brinquedos e departamentos, como nos shoppings, que já vendem produtos da Turma da Mônica, motivou a escolha dos aeroportos para as lojas, que possuem também produtos exclusivos.


Com um faturamento pelo menos duas vezes maior que a venda de gibis, a turminha está presente nas mais diversas categorias de produtos, comoalimentação, material escolar e vestuário. Até mesmo a Turma da Mônica Jovem já fez sua estreia em produtos para o público adolescente. O licenciamento foi o que nos possibilitou investir em novos projetos e fazer experimentações. Além disso, dificultou a monopolização de personagens estrangeiros em produtos para as crianças, explica Mauricio de Sousa. A assimilação com a estrela internacional do futebol pode explicar a preferência dos estrangeiros pelo gibi, mas seu criador nãocrê que haja problemas de aceitação com a turma tradicional. Segundo ele, o sucesso em países como Alemanha, Estados Unidos e Japão, onde o mercado de quadrinhos é bastante forte e recheado de produções locais, exige o lançamento de um desenho animado na TV para garantir o sucesso. Em alguns países já exibimos material de acervo nosso, mas a quantidade é insuficiente. Estamos desenvolvendo novas animações e precisamos de pelo menos um ano e meio para alcançar um estoque suficiente, completa.


O próximo passo é a expansão da Mônica em locais muito distantes do fictício bairro do Limoeiro, em São Paulo, cruzando a fronteira para outros países. Apesar de não ser nenhuma novidade, o lançamento dos gibis da Turma da Mônica em outros paísesfortaleceu-se com a recente mudança de casa dos quadrinhos. Depois de 20 anos na Editora Globo, agora os gibis são publicados pela multinacional de origem italiana Panini, mais famosa no Brasil pelos seus álbuns de figurinha mas que vem se destacando nos últimos anos com sua forte presença no mercado de histórias em quadrinhos, como já fazia na Europa. Portal da Turma da Mônica prepara reformulação
Na área digital, a turminha não deixa a dever. O site da Turma da Mônica, aberto em meados da década de 1990, conta com atualizações constantes, o que inclui jogos, notícias relacionadas aos gibis, aplicativos para computador e até a publicações de histórias completas em quadrinhos. No momento, o site prepara uma reformulação no seu conteúdo e visual, já datado em relação ao que se vê na internet hoje em dia. Dando sequência à parceria com aMauricio de Sousa Produçõese aEditora JBC, apresentamos duas contações de histórias do recém-lançado livro ilustradoTurma da Mônica Lendas Japonesas.Dentro das diversas narrativas do livro,duas foram selecionadas para serem contadaspelo renomado escritor e poetaAndré Kondo:MomotaroeO Coelho da Lua, que versam sobre amor, amizade, colaboração, compartilhamento de saberes e generosidade.

Hoje vamos ouvir Momotaro:


*

إرسال تعليق (0)
أحدث أقدم