Quais são as matérias do curso de Psicologia? - Hora da Facul
A visibilidade que a profissão tem alcançado nos últimos anos, segundo a professora Claudia, se deve a uma consciência cada vez maior da relevância do trabalho do psicólogo para a população em geral. As pessoas passam a enxergar a contribuição do psicólogo em diversas esferas. A área de saúde pública, por exemplo, tem contratado profissionais da Psicologia. Os planos de saúde são obrigados a cobrir atendimentos psicológicos. E as pessoas cada vez mais buscam o psicólogo para o autoconhecimento, para ajudar na superação de traumas ou ajustes de comportamento, para propiciar qualidade de vida. São aspectos cada vez mais valorizados, diz. A Psicologia tem várias áreas e pensamentos diferentes. Por isso, o estudante precisa ter contato com grande parte deles. No total, são quatro matérias que falam sobre o assunto na matriz curricular com temas como, por exemplo, Psicanálise. Muitos alunos aguardam esse período por conta da Psicopatologia, um dos temas mais básicos. Ainda mais, é quando se inicia os estágios, em que o estudante pode praticar com supervisão do professor. O psicólogo é um estudioso e pesquisador da alma humana, diz a professora Claudia Ribeiro, coordenadora do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte, no campus Coração Eucarístico.
Entre os temas que costumam ser escolhidos estão: saúde mental do trabalhador, o papel da psicologia nas escolas, na área da saúde (hospitais, por exemplo) e na justiça, psicologia e a inclusão de pessoas com deficiência, psicologia no esporte e o papel do psicólogo nas organizações. Digamos que você reprovou numa matéria do primeiro semestre (ex. : Estatística Aplicada EA). No semestre seguinte, o sistema não lhe ofertará a disciplina Métodos de Pesquisa em Psicologia MPP, pois EA é um pré-requisito. Então, no terceiro semestre, você continuará fora do fluxo, pois, mesmo que seja aprovado em EA, ainda não terá cursado MPP, e o sistema poderá deixar de lhe ofertar disciplinas automaticamente. O objetivo dessa disciplina é discutir, principalmente, o trabalho como uma atividade humana fundamental e como o psicólogo pode se inserir nesse universo. Além disso, nessa matéria, os estudantes também têm contato com atividades relacionadas aos Recursos Humanos, principalmente, processos de recrutamento e seleção, além de acompanhamento de carreira. Aqui, os futuros psicólogos vão estudar um ponto importante do curso: a relação entre neurônios e as respostas emocionais e comportamentais a partir delas.
Grade curricular e matérias do curso de Psicologia
A sua atuação, no entanto, vai muito além do trabalho clínico, em consultório. Está centrada no ser humano e em suas mais diversas manifestações em diferentes contextos, como nas instituições de ensino, nas empresas e organizações públicas e privadas e nos hospitais. Teorias do Desenvolvimento da Criança Constituição histórica, social e cultural da infância. Principais teorias do estudo do desenvolvimento infantil, em seus contextos históricos. As relações entre desenvolvimento, educação e cultura. Psicopatologia Histórico da psicopatologia (estudo dos estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental). As diversas abordagens metodológicas em psicopatologia. A entrevista fenomenológica Esse é mais um que tem a base da Psicologia. Mas, dessa vez, o aluno tem mais contato com o início da Psicologia. Afinal, há uma matéria específica que fala sobre os primeiros psicólogos e teorias do campo. Quando você é reprovado em uma disciplina obrigatória, quando cursa menos créditos do que a quantidade prevista para aquele semestre/período ou, ainda, quando cursa mais do que a quantidade de créditos prevista, o sistema já não lhe oferece nenhuma prioridade em matrícula.
Quais são as principais matérias do Curso de Psicologia? - Essa costuma ser uma disciplina muito aguardada pelos alunos que querem trabalhar na área clínica. Por fim, a Psicopatologia trabalha com transtornos psicológicos, permitindo que os estudantes e futuros psicólogos conheçam as características de diferentes problemas mentais.
Além disso, é uma disciplina que pode influenciar diferentes áreas de conhecimento e de especialização na carreira. Os componentes curriculares complementares enriquecedores da formação adquirida, inclusive fora do ambiente acadêmico, são atividades que possibilitam o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, competências e atitudes, através de projetos de pesquisa, monitoria, iniciação científica, projetos de extensão, módulos temáticos, seminários, simpósios, congressos, conferências, incluindo também disciplinas oferecidas por outras instituições de educação nacional.
Disciplinas do curso de psicologia - O aluno do curso de Psicologia no decorrer da sua formação participa de atividades praticas nas comunidades e organizações. Ele vai aprender a realizar avaliação psicológica e diagnóstico de pessoas, grupos, organizações, instituições e comunidades para identificar necessidades e demandas de intervenção. O aluno realiza atividades relacionadas à prevenção, à promoção da saúde, à terapêutica, à reeducação e à consultoria nas áreas do trabalho, da educação e da saúde, dentre outras.
A partir de então, você precisará solicitar disciplinas na pré-matrícula e pode acabar nas listas de espera. Quando isso acontecer, ao contrário do que se espalha por aí, não vai adiantar pedir ajuda da Coordenação do curso. Entenda melhor como funciona a matrícula e os critérios de priorização AQUI. A Licenciatura em Psicologia forma profissionais capazes de compreenderem o comportamento humano, ao desenvolver competências gerais em Psicologia e conhecimentos teóricos e metodológicos básicos nas várias áreas desta disciplina. Durante o curso, que tem duração de 10 semestres, os alunos passam por muitas disciplinas teóricas e, além disso, por um estágio supervisionado. A ideia é que os futuros psicólogos já saiam da graduação com alguns conhecimentos práticos sobre a profissão. Por fim, o campo de trabalho é bem diverso e, além de trabalhar na área clínica, o profissional pode escolher a área organizacional, escolar, jurídica ou social, por exemplo. Em geral, no último ano de sua formação, o aluno escolhe um tema de seu interesse para pesquisar com mais profundidade. Durante a execução do trabalho, ele terá um professor orientador para auxiliá-lo na pesquisa. Ao final, deve apresentar o trabalho para uma banca examinadora, constituída de professores do curso.
Outra das disciplinas que também costumam despertar grande interesse dos alunos. Aqui, o objetivo é estudar diferentes transtornos de personalidade existentes, além de teorias de formação da mente humana. É por meio dessa matéria da grade curricular de Psicologia que o aluno estuda a relação entre neurônios e respostas emocionais e do comportamento. Ou seja, você pode entender o processo de algumas doenças ou como mudanças físicas afetam as emoções. O fluxo, diferentemente do currículo, não mostra tudo o que você precisa fazer para se formar. Ele é, no entanto, uma ótima referência de como organizar suas grades por semestre. Nele, estão distribuídas todas as disciplinas obrigatórias na ordem em que se recomenda cursá-las, além das optativas altamente recomendadas. Não constam no fluxo, contudo, algumas disciplinas de cadeias seletivas, como os estágios supervisionados, motivo pelo qual não basta cursar apenas o que está no fluxo (entenda melhor em currículo).